Bairro Icaraí

A praia de Icaraí é a praia mais famosa da cidade. Está situada na Baía da Guanabara. Costuma receber eventos públicos e a prática de vários esportes. Abriga duas formações rochosas que são símbolos da cidade: a Pedra de Itapuca e a Pedra do Índio, além de duas importantes construções em estilo art déco: o Cinema Icaraí e a Reitoria da Universidade Federal Fluminense.

Até a derrota dos tamoios frente aos portugueses em 1567, a região era território tamoio. No período colonial brasileiro, a praia possuía um porto para o escoamento da produção das duas fazendas da região: a Fazenda de Icaraí e a Fazenda do Cavalão. No século XIX, o arruamento da região determinou a dinamitação da Pedra de Itapuca original, que formava um arco ligando a pedra ao continente. Na década de 1930, foi construído o Cine Icaraí, em estilo art déco.

Em 1936-1937, foi instalado um trampolim na praia, trampolim este que veio a ser dinamitado na década de 1960. Na década de 1940, foi construído o prédio do Casino Icarahy, que passaria a abrigar, a partir de 1967, a reitoria da Universidade Federal Fluminense.

Foto: @marcelloalmofotografia