Praia de Charitas.

Praia de Charitas
No século XVIII, um grande proprietário de terras local doou ao Seminário  de São José , que ficava na cidade do Rio de Janeiro , um pedaço de terra que viria ser a Fazenda Jurujuba, na qual foi construído um casarão (conhecido como “Casarão”). Localização do bairro de Charitas no município de Niterói.

Em 1853, o sanitarista Francisco de Paula Cândido abriu, sob sua própria direção, o Hospital Naval de Santa Iabel. Em sua homenagem, o bairro de Charitas recebeu o nome original de “Paula Cândido”. A função do hospital era isolar os doentes que chegavam ao Rio de Janeiro a bordo de navios. Mais tarde, o hospital foi convertido em abrigo para crianças com tuberculose que ficou conhecido como “Preventório”, nome que acabou por batizar a praia local.
Na década de 1940, construiu-se um aeroclube no bairro. O Clube ainda está em funcionamento, mas apenas para o lazer e prática desportiva, já não possui pista de pouso e decolagem, tendo em vista que o local onde esta se localizava foi habitado.
Seu território localiza-se na Enseada de São Francisco, que é a área compreendida entre o Morro da Viração e a beira-mar. A população local é de aproximadamente 3.854 habitantes (1991) e representa 0,88% da população total de Niterói .
Hoje em dia a sua orla é repleta de quiosques e restaurantes.